terça-feira, 31 de agosto de 2010

Soltando os cachorros!

Marko acusa equipes de criarem "guerra psicológica"

Marko é fã de Vettelzinho desde os tempos da Toro Rosso


Helmut Marko, consultor da Red Bull, disse que as acusações das equipes rivais são feitas apenas para encobrir o constrangimento por estarem sendo vencidas por "uma equipe privada", ao invés de uma montadora.

Sebastian Vettel e Mark Webber comandam o quesito pole position. O time só não largou na pole uma vez este ano, no Canadá, quando Lewis Hamilton fez a melhor volta da classificação.

O domínio é tão avassalador, que constantemente a Red Bull é chamada pela FIA para fazer testes no carro RB6 e verificar se tudo está em ordem.

“Não é apenas o nosso sucesso. Temos o terceiro maior orçamento da F1. Somos uma equipe privada e não uma montadora de automóveis, isso que mais dói neles”, disse Marko.

“Freqüentemente nossos carros estão sob suspeita. Mas se as outras equipes gastassem a energia melhorando o carro deles, não seríamos os melhores. Isso é apenas uma guerra psicológica”, completou o braço direito de Dietrich Mateschitz, dono da equipe.

Fonte: Tazio

Adoro o "titio". Quando tem que botar a boca no trombone ele vai com tudo, doa a quem doer. Quanto à guerra psicológica, os dirigentes da Mac Laren estão tentando desestabilizar o Vettelzinho fazendo acusações absurdas, do tipo "garoto acidente" e "juvenil". Só que isso não vão funcionar não, viu Ron Dennis e Martin Whitmarsh! Revi várias vezes o vídeo da batida, Seb não teve culpa, foi um acidente de corrida. O Fábio Seixas (Uol) declarou: "Ousadia de Vettel deveria ser premiada e não punida"

Sentimentos compartilhados

Em sua coluna semanal, publicada no jornal  britânico The Daily Telegraph , David Coulthard comenta a fase turbulenta vivida por Sebastian Vettel, relata ter passado por situação semelhante em sua carreira na Fórmula 1 e acredita nas chances de conquista do título mundial pelo piloto alemão.

Coulthard, que atua como conselheiro da Red Bull, conversa com Seb na garagem da equipe austríaca


Quando comecei minha carreira de Fórmula 1, em 1994, competi em oito corridas e me saí muito bem. Todo mundo escreveu coisas boas sobre mim.


Ingenuamente supus que os jornalistas eram todos os meus amigos e meu ego inflou. Depois veio 1995 e um período em que eu conquistei cinco poles consecutivas, convertendo apenas a quinta delas em vitória. Perdi o controle do carro na Alemanha; rodei na volta de apresentação em Monza e a corrida começou sem mim; fui parar no muro no GP da Austrália. Todo mundo escreveu coisas horríveis sobre mim.

Ingenuamente supus que os jornalistas todos me odiavam. Lembro-me de uma matéria sobre os 10 pilotos do ano em que um dos jornalistas mais respeitados F1 naquela época escreveu: "David tem uma incrível capacidade de falar como se não estivesse ao volante do carro". 
A inferência era de que eu não estava preparado para assumir a responsabilidade pelos meus erros.  Eu não podia acreditar no que estava lendo.

Lembro-me que levou um tempo para que eu percebesse que esta é uma batalha onde que você não pode ganhar. Nunca houve qualquer animosidade pessoal contra mim. Havia apenas histórias. Formula 1 é um esporte de mídia dirigida e os jornalistas têm a obrigação de comunicar o bom, o mau e o feio. Isso é algo sobre o qual  Sebastian Vettel precisará refletir agora que as facas parecem estar apontadas para ele.

Sebastian é um piloto inacreditavelmente rápido e talentoso. Aos 23 anos de idade ele mostrou que pode vencer corridas. E em grande estilo também. Eu não acho que há muitas pessoas no paddock que acreditam que ele nunca vá ganhar um título mundial. Ele ainda pode vencer este ano. Onde ele está mal, inexistente, na comparação com os outros quatro caras na luta pelo campeonato é em termos de sua experiência. 


Vettel tem 50 e tantos grandes prêmios em seu nome. Jenson Button é um campeão do mundo com 180 corridas; Fernando Alonso é um bicampeão do mundo com mais de 150 GPs; Mark Webber tem uma experiência de uma década a mais do que seu companheiro de equipe. Em contagem de corrida só é comparável a Lewis Hamilton, que já veio pronto, tendo sido preparado na McLaren desde os 12 anos de idade. Ele chegou à GP2 e não precisou mudar de equipe para aprender. Sebastian mudou da BMW-Sauber para a Toro Rosso (onde se tornou o vencedor mais jovem da F1) e agora está em sua segunda temporada na Red Bull, onde está na disputa do título por um segundo ano consecutivo.


Eu quero deixar claro que eu não estou tentando defender Sebastian Vettel de seus recentes erros. Ele reagiu mal na Turquia depois de sua colisão com Mark. Ele cometeu um erro bobo na Hungria, quando caiu muito atrás do safety car. E ele estava claramente em falta na Bélgica quando Jenson Button foi obrigado a abandonar a corrida. Todas as pessoas estão se perguntando se Sebastian perdeu o controle, se a pressão de estar nesta posição está começando a falar mais alto. Martin Whitmarsh jogou lenha na fogueira com seus comentários pós-corrida, descrevendo Sebastian como um "garoto-acidente" e chamando a punição com o drive-through de "branda". Martin, naturalmente, tem interesse em aumentar a pressão sobre seus rivais.


Pessoalmente eu não acho que Sebastian esteja sobre pressão.  Ela vem quando você sente que perdeu o controle da situação e, pelo fato de conviver muito de perto de Sebastian, afirmo que não vejo isso. Eu vejo um jovem que está sofrendo suas primeiras doresm que certamente o levarão ao crescimento. Ele está tentando ficar calmo e focado e buscando não deixar que as críticas o afetem, como não deixou os elogios subirem à cabeça. 


Quando ele olhar para trás em Spa vai perceber que não precisaria passar Jenson naquele ponto. Ele tinha o carro mais rápido e teria chegado a ele eventualmente. Mas é preciso analisar o que aconteceu com Fernando Alonso para perceber que qualquer um pode cometer erros nestas condições.

Sebastian é um piloto rápido, sério e que tem cometido alguns erros devido à falta de experiência. Não estou desculpando-o - como já disse antes - só estou dizendo o que é compreensível. "



Ótimo texto. Coulthard sempre dando uma força por Seb!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"É muito agradável trabalhar com Sebastian", diz engenheiro

Rocky é só elogios ao seu pupilo

Engenheiro vê juventude de Vettel como uma vantagem

Engenheiro de corrida de Sebastian Vettel Guillaume "Rocky" Rocquelin está cheio de elogios ao seu pupilo: "Como motorista é tecnicamente muito competente. E como pessoa é muito sociável, alguém incrível de se conviver".

Quando Sebastian Vettel grita pelo rádio do seu carro, após conquistar vitórias e pole-positions, ouvimos do outro lado da linha: "Bom trabalho, Sebastian".  Quem fala, por vezes, é o chefe da equipe, Christian Horner. Mas em grande parte quem se comunica com Seb é seu engenheiro de corrida,Guillaume Rocquelin.

"Rocky", como ele é chamado pela equipe Red Bull, se sente muito confortável em seu papel, devido, em grande parte, ao próprio Vettel: "É muito fácil conviver com ele. Ele é um tipo muito sociável, um cara muito legal. Isto facilita muito o nosso trabalho."


Mas o entusiasmo Rocquelin não é só humano, mas também desportivo: "Como piloto ele é tecnicamente muito competente. Tem uma compreensão muito boa do carro, dos pneus, conseguimos conduzir discussões técnicas muito proveitosas com ele. Sebastian é muito jovem e receptivo. É realmente muito agradável trabalhar com ele".

Fonte: www. motorspor-total.com


Turma do Vettelzinho é a mais animada do padock

Diário do Seb - SPA (3ª parte) - Desistir, jamais!


"Sou um lutador"  .  

Que corrida.! Mas é realmente uma pena que a minha foi do jeito que foi, especialmente após eu ter feito uma largada tão boa.

Quando a chuva começou a cair pela segunda vez eu estava otimista que poderia recuperar algumas posições, mas tive problemas com o pneu e tudo acabou
.

A situação com Jenson, é claro, foi minha culpa. Tentei alcançá-lo, então perdi o carro numa elevação de pista. Foi então que a corrida acabou pra ele e eu tive que ir aos boxes. Mas não havia absolutamente nenhuma intenção. Em nenhum momento. Eu peço desculpas a ele. Eu queria passar porque Kubica estava se aproximando muito de mim . Infelizmente, deu errado.

Em relação ao campeonato mundial, se olharmos para esta última corrida, deveríamos ter trazido pontos importantes mas agora temos que olhar pra frente. Felizmente nosso carro é rápido e ainda há algumas corridas pela frente. Sao exatamente seis. Eu sou um lutador e sei que estou 31 pontos atrás do líder - mas no ano passado eu tinha uma grande lacuna e quase me tornei campeão.

Não há nenhuma razão para enfiar a cabeça na areia. Tivemos um bom exemplo na liga de futebol alemã. No sábado o FSV Mainz perdia de 3x0 para o  time do Wolfsburg e conseguiu virar o jogo, vencendo por 4x3.

Isso me fez muito feliz, principalmente  porque conheço o treinador do Mainz, Thomas Tuchel.  Fiquei impressionado com sua atitude, de incentivar o time, de levá-lo para a frente e é por isso que eu estou duplamente satisfeito pela vitória do Mainz. É desse tipo de atitude que eu preciso agora. Nunca desistir, não importa o quão ruim a situação possa parecer.
É como eu digo sempre : podemos mudar tudo rapidamente, este é o jogo que se deve ter em mente



Publicado no site www.sebastianvettel.de


Tá tão tristinho o meu anjinho!

Explicações para a imprensa




Carinha não tá boa, será pressentimento?




Desfilando toda a sua fofura pelo padock




Fim de corrida

Chefe apoia 1ª piloto

Horner: Vettel vai se recuperar forte 



"Sebastian Vettel vai tirar lições valiosas de seu desastroso confronto belga Grand Prix, com Jenson Button - e ainda pode se recuperar e vencer o campeonato do Mundo deste ano".  Essa é a opinião de Christian Horner, chefe da Red Bull, que saiu em defesa de seu pupilo.


Por conta dos vários erros cometidos ao longo da temporada foram lançadas dúvidas sobre se as chances do alemão se tornar campeão do mundo este ano. 


Horner acredita que Vettel pode se recuperar a partir de suas dificuldades atuais "Eu acho que Sebastian, sem sombra de dúvida, é um piloto muito, muito talentoso", disse Horner após o GP da Bélgica. "Ele precisa ficar calmo e focado e os bons resultados virão. E
le é um grande piloto, ainda é muito jovem cara e é fácil de ser muito crítico sobre alguém que é relativamente inexperiente - mas com certeza ele vai aprender muito com o que aconteceu. " 

Sobre a colisão com Button, Horner sai de defesa de Vettel : "Foi difícil para ele. Você precisa tomar decisões muito rápidas e acho que ele cometeu um erro quando Jenson, freando onde ele fez, tomou-o completamente de surpresa. Na tentativa de evitar a colisão ele se meteu em uma rodada que acabou acertando o carro de Jenson".
 
O chefe da Red Bull salienta que Sebastian Vettel está ciente de que se a situação precisa ser revertida: "Ninguém sabe melhor do que Sebastian, ele é uma pessoa muito madura. Ele analisa seu próprio desempenho com muito cuidado e tenho certeza que ele vai se recuperar disso"



Fonte: autosport.com
  
É isso aí, Horner! O garoto precisa de apoio e não de críticas, como você as fez publicamente na Hungria. FORÇA, SEB!



Recadinho do chefe para o 2º piloto





Sem preferências por pilotos na Red Bull, afirma Horner

O chefe da Red Bull, Christian Horner, descartou a possibilidade de favorecer Mark Webber sobre Sebastian Vettel, a fim de garantir o título deste ano. Após o Grande Prêmio da Bélgica, Sebastian Vettel caiu 28 pontos atrás de seu companheiro de equipe e 31 do líder do campeonato, Hamilton. 
 
Perguntado se está indo agora para jogar o segundo violino para Webber, ele respondeu: "Isso seria ordens de equipe e na Red Bull elas não são permitidas." Webber disse que a situação do título ainda não estava clara o suficiente para ser  dada preferência sobre ele, mas não a descarta para o futuro. "É ainda muito cedo, no momento, mas não muito longe, eu diria."


Vettel disse a Auto Motor und Sport: "Existem ainda algumas corridas pela frente e temos visto como as coisas mudam rapidamente. Monza será difícil para nós e hoje [domingo] pelo menos deveríamos ter ficado no pódio, mas tudo ainda está em ele. Cabeça erguida, vamos seguir em frente. "
Horner está confiante de que Hamilton não vai se apegar para a sua posição no topo do campeonato por muito tempo."Ele teve muita sorte este ano", disse.

Fonte: espn.com

domingo, 29 de agosto de 2010

Sósias do Seb?

Publicado no site Terra. Não concordo, esses dois aí não tem NADICA DE NADA do Seb. Simplesmente porque não há criatura nesse mundo de meu Deus que seja mais lindinho, fofinho, anjinho, fofurinha, do que o meu alemãozinho querido! VettelcampeãodomundoF12010#FATO

SPA, pra esquecer!


São 19h40, mais de 10 horas após o término da corrida, SPA é pra esquecer, já ficou pra tras, que venha Monza com as suas ótimas lembranças (vitória inesquecível em 2008, pela Toro Rosso). Um detalhe: já tem gente exigindo a posição de 1º piloto!!!!  ahahahahahahaha piadapronta#FATO . Amanhã a imprensa inglesa vai estar "babando" no Seb! Aff!! Vão dizer que o Buttonzinho, capachinho do Luizinho, foi prejudicado, coisa e tal! Afff!!!

Seb em SPA - Quarto dia

Com seu engenheiro, Guillaume Rocquelin

Com sua inseparável touquinha

No tradicional desfile dos pilotos

Entrevista antes da prova

São 18h41, mais de 10 horas após o término da corrida, SPA é pra esquecer, já ficou pra tras, que venha Monza com todas as suas ótimas lembranças (vitória épica em 2008, pela Toro Rosso). Um detalhe: já tem gente exigindo a posição de 1º piloto!!! ahahahahahahahahaha. piadapronta#FATO.


Segue matéria publicada no site Tazio. Amanhã a imprensa inglesa vai estar "babando" no Seb! Aff !!! Vão dizer que o Buttonzinho, capachinho do Luizinho, foi prejudicado, coisa e tal!


Vettel assume culpa por bater em Button na corrida

Alemão ainda se estranhou com Liuzzi, parou cinco vezes nos boxes e foi 15°

Sebastian Vettel assumiu a responsabilidade por uma das lambanças que provocou no GP da Bélgica de F-1, uma das corridas mais atribuladas de sua carreira.

Primeiro, o alemão acertou Jenson Button na volta 17, quando ambos disputavam a segunda posição, tirando o inglês da corrida. Depois, com o drive through, caiu para o fundo do pelotão e teve um pneu furado quando disputava com Vitantonio Liuzzi, da Force India.

"Primeiro de tudo, eu sinto muito", disse Vettel, sobre o incidente com Button, assumindo a culpa. "Obviamente não era minha intenção de destruir a corrida dele ou a minha", comentou o alemão que viu Lewis Hamilton e Mark Webber dispararem na liderança do campeonato.

"Estava perto, era mais rápido do que ele. No momento em que Robert [Kubica] se aproximou, sabia que ele podia nos passar, porque não éramos são os mais rápidos na reta. Fiquei muito perto algumas vezes, mas, infelizmente, nunca o suficiente. Eu tentei o ultrapassar na freada pelo lado de fora. Quando mudei a linha, eu perdi o carro ao frear em uma ondulação e não consegui controlar o carro, acertando ele", lamentou.

"Eu acho que poderíamos ter ainda conseguido obter alguns pontos decentes. Podíamos ser segundo ou terceiro, mas não conseguimos nada", continuou Vettel, culpando Liuzzi pelo furo no pneu. "Eu já tinha passado e ele destruiu o meu pneu traseiro esquerdo. Eu tinha todo o circuito para percorrer, foi provavelmente o pior lugar para acontecer."

SPA, pra esquecer!


São 18h41, mais de 10 horas após o término da corrida, SPA é pra esquecer, já ficou pra tras, que venha Monza com todas as suas ótimas lembranças (vitória épica em 2008, pela Toro Rosso). Um detalhe: já tem gente exigindo a posição de 1º piloto!!! ahahahahahahahahaha. piadapronta#FATO.

Segue matéria publicada no site Tazio. Amanhã a imprensa inglesa vai estar "babando" no Seb! Aff !!! Vão dizer que o Buttonzinho, capachinho do Luizinho, foi prejudicado, coisa e tal!


Vettel assume culpa por bater em Button na corrida
Alemão ainda se estranhou com Liuzzi, parou cinco vezes nos boxes e foi 15°
Sebastian Vettel assumiu a responsabilidade por uma das lambanças que provocou no GP da Bélgica de F-1, uma das corridas mais atribuladas de sua carreira.

Primeiro, o alemão acertou Jenson Button na volta 17, quando ambos disputavam a segunda posição, tirando o inglês da corrida. Depois, com o drive through, caiu para o fundo do pelotão e teve um pneu furado quando disputava com Vitantonio Liuzzi, da Force India.

"Primeiro de tudo, eu sinto muito", disse Vettel, sobre o incidente com Button, assumindo a culpa. "Obviamente não era minha intenção de destruir a corrida dele ou a minha", comentou o alemão que viu Lewis Hamilton e Mark Webber dispararem na liderança do campeonato.

"Estava perto, era mais rápido do que ele. No momento em que Robert [Kubica] se aproximou, sabia que ele podia nos passar, porque não éramos são os mais rápidos na reta. Fiquei muito perto algumas vezes, mas, infelizmente, nunca o suficiente. Eu tentei o ultrapassar na freada pelo lado de fora. Quando mudei a linha, eu perdi o carro ao frear em uma ondulação e não consegui controlar o carro, acertando ele", lamentou.

"Eu acho que poderíamos ter ainda conseguido obter alguns pontos decentes. Podíamos ser segundo ou terceiro, mas não conseguimos nada", continuou Vettel, culpando Liuzzi pelo furo no pneu. "Eu já tinha passado e ele destruiu o meu pneu traseiro esquerdo. Eu tinha todo o circuito para percorrer, foi provavelmente o pior lugar para acontecer."

sábado, 28 de agosto de 2010

"Fui um pouco conservador hoje", revela Seb

Entrevista concedida por Sebastian Vettel ao site motorsport.total.com. 

Seb fala do 4º lugar no grid, das perspectivas para a corrida, do desempenho da MacLaren....




Q: Sebastian, Mark trouxe a pole position, você está em quarto. Quão grande é a sua decepção? "Sebastian Vettel: "Estou, obviamente, não super-feliz. Eu acho que nosso ritmo estava lá. Infelizmente isso começou na minha última tentativa na Q3. A chuva atrapalhou um pouco. Fui um dos primeiros carros da faixa. Diante de mim estavam apenas as Ferraris. Mesmo em um turno, perdi seis décimos. Embora eu pudesse perder no setor do meio, mas na parte posterior da pista estava molhada novamente.
"Minha primeira volta não foi perfeita." 
O quarto lugar não é o que havíamos planejado. No domingo, porém, tudo é possível. Vamos ver o que acontece no domingo. "

Como se sente a Eau Rouge na primeira volta - com o tanque cheio e com apenas a pressão dos pneus de baixo?"Vettel: "Não me interpretem mal: Todo mundo quer estar na pole position. Provavelmente é relacionada com a nossa velocidade, mas melhor não ser o primeiro carro. Você não sabe o que vai acontecer na primeira curva. Você não pode prever se ele vai estar molhado ou seco. Se começarmos no seco e em condições normais, estou satisfeito com a minha posição inicial. "
Q: Você escolheu uma configuração diferente do Mark? "Vettel: "Um pouco, sim."
Q: É o seu carro mais ajustado para a chuva? "Vettel: "Acho que, nessas condições, ninguém tem acompanhado o seu veículo especialmente para a chuva. No sábado, foi tudo sobre a qualificação. Previu-se condições de seca e chuva ocasional - e é isso que temos visto. Todo mundo quer dirigir o mais rápido possível . "Hoje, as configurações não são tão diferentes. Nós não temos pneus suficientes. Sextas-feiras não pudemos dar voltas demais no molhado. Em geral, podemos tentar algumas coisas que seria melhor do que o carro na chuva, no seco. Para Domingo é previsto um pouco de tudo. Nunca se sabe ... "


Postei apenas uma parte da entrevista. É tudo muito repetitivo, é muita cobrança em cima do garoto! Fazer o quê, esse é o mundo da Fórmula 1. E quem está na chuva é pra se molhar!

VettelcampeaodomundoF12010#FATO

Diário do Seb - SPA (2ª parte) - Vamos dar show em Spa??





Publicado no diário virtual do Seb, que pode ser acessado no endereço www.sebastianvettel.de

Na qualificação de hoje as condições climáticas mostraram que tudo poderia acontecer. No Q1 fui o último a entrar na pista, o lado bom foi que não havia trânsito e o lado ruim a quantidade de água acumulada na pista.
Tudo somado, no Q2 fui  muito sólido mas no Q3, infelizmente, cometi alguns erros no início do segundo setor. Talvez tenha sido um pouco conservador na pista.
Mas ainda estou satisfeito, especialmente porque o carro foi novamente muito rápido e bem. Em termos de amanhã, o tempo deve ser como hoje. É importante concentra-se totalmente no início. Espero alcançar um ótimo resultado neste domingo.

  
Vamos dar show amanhã em SPA, Seb?? Será uma ótima oportunidade de mostrar toda a sua técnica e talento! Boa sorte! Vettelcampeaodomundof12010#FATO

Diário do Seb - SPA (2ª parte) - Vamos dar show em Spa!!

Seb em SPA - Terceiro dia

Te vejo amanhã no alto do pódio!

  
       SEB EM IMAGENS
       SPA - 3º DIA - 28/8


Tem alguém te incomodando aí, anjinho???
Um energético pra refrescar!

Carinha de preocupado pra quê? A sorte do Uéba tá com os dias contados!!!

Seb em SPA - Terceiro dia

Veja, em imagens,

Vettel e brazucas no comando da GPDA

Ao lado dos brazucas Felipe Massa, o Massinha (diretor) e Rubens Barrichello, o Barrica (presidente) Sebastian Vettel  vai comandar a GPDA (Associação dos Pilotos de Fórmula I), assumindo o cargo de Diretor! Achei chique!!!! Ahahahahahaha


Na foto pilotos celebram com Rubens Barrichello a participação do brasileiro em 300 GP´s.
Detalhe: Vettelzinho fazendo graça com a revista do Barrichello e criando um "efeito luminoso" em Lewis Hamilton. Esse alemãozinho é uma figuraça !!!

Amanhã é outro dia!!


Formado o Grid de largada para o Grande Prêmio da Bélgica. Com o tempo de 1:46.127 Sebastian Vettel vai largar em 4°.  Amanhã é outro dia, Seb, tudo pode acontecer, a pista de SPA foi feita para grandes talentos como você, vai com tudo, alemãozinho. Na torcida!!! Vettelcampeãodomundo2010#FATO

Para o ataque, já!!!

Um problema hidráulico em seu RB6 fez com que Vettel deixasse a pista de SPA 15 minutos antes do fim do 3º treino livre, realizado na manhã deste sábado (28/08). Com o tempo de 1.46.396s o alemãozinho terminou em 3°.Já já começa o treino classificatório. SORTE SEB!!!

A palavra chave é o ataque!




Para muitos especialistas da F1Sebastian Vettel é o mais cotado para ser campeão do mundo em 2010, apesar de seus erros ocasionais. A pergunta é: o jovem alemão poderá colocar os erros anteriores fora de sua mente e passar à ofensiva? Vettel acredita que sim ... 

Q: Sebastian, o que você fez durante as quatro semanas de férias? Sebastian Vettel: Procurei me desligar na primeira metade do tempo, tirei alguns dias de férias puro. E na segunda parte, intensifiquei o treinamento físico. Preciso estar no ritmo para as duas últimas corridas na Europa - SPA e Monza, sem esquecer dos cinco grandes prêmios restantes, que serão muito exigentes. Iremos percorrer continenentes em um curto espaço de tempo.  

Q: Depois do Grande Prêmio da Hungria a mídia estava ocupada por algum tempo refletindo sobre os acontecimentos de lá. Quanto tempo levou para mantê-lo ocupado? SV: Na noite de domingo já era quase uma coisa do passado. Na manhã de segunda-feira eu estava indo para minhas férias e, em seguida, o tema era inexistente.  

Q: Como é grande o desejo de voltar a correr - e se concentrar no campeonato? Há cinco condutores, sete corridas e uma diferença de apenas 20 pontos ... SV: Ok, agora nós ouvimos os fatos! Mas esses fatos, dizendo que implica que tudo é ainda possível para cada um destes cinco motoristas e a única realidade é que a partir de agora, os erros são proibidos. Aquele que comete um erro é quase certamente fora da corrida. Agora é a hora de esquecer tudo o que aconteceu no passado, esquecer que deveria ter sido possível reunir mais pontos aqui e ali e lamentando as chances perdidas. Agora temos que olhar para a frente - só para a frente - e é isso que estamos planejando fazer. A palavra chave é 'ataque'!  

Q: Mas voltando à corrida da Hungria e o que aconteceu com você lá, tem havido alguma especulação, alguns até vão tão longe como perguntar se você precisa de um psicólogo ... SV: Ah, sim, eu ouvi isso também. Eu digo a você que, você tem que se acostumar com as cargas de "bons conselhos e críticas. E, claro, tal situação apresenta alguns dos meios de comunicação uma oportunidade excelente para se deixar levar pela sua própria criatividade. Mas que desce sobre mim como água escorrendo. Eu não tenho tempo para me deixar envolver-me em todas estas coisas. Tenho que me concentrar no que está à minha frente - e não olhar para trás com auto-piedade. Claro, agora você começa a ver as corridas também no contexto do campeonato e não vamos permitir que qualquer coisa te cause irritação.
 

Q: Mas será que um erro como aquele da Hungria - que admitiu que foi o seu erro - afeta sua  auto-confiança? SV: Não, não realmente. Se você olhar para trás nas corridas até agora eu não fiz grande, imperdoável erros. Na Hungria, sim, que foi um erro, mas no final eu trouxe para casa um resultado que não atrapalhou as minhas chances. Ele apenas tornou as coisas um pouco mais difíceis. Eu diria que o que aconteceu lá foi atribuída à natureza humana. Não é que eu tenho muito orgulho nisso, mas a vida continua. 

Q: Mas o que você vai fazer para evitar um lapso desse tipo - especialmente porque parece provável que o carro de segurança será uma questão de novo este fim de semana? Será que você leu o livro de regras para  na praia? SV: Foi uma pequena negligência que levou a uma questão maior. Mas como eu disse, eu trouxe pontos importantes, portanto, não foi tão ruim assim. Eu sei que as regras - tenho certeza sobre isso. Eu provavelmente só não tê-los em meu foco naquele momento. O prazo era de três a quatro segundos em que tudo aconteceu - depois de tudo que era tarde demais. Não há volta.  

Q: Você conquistou a Pole-Position muitas vezes nesta temporada mas não atendê-lo bem.  É uma espécie de "maldição da pole '? SV:Existem numerosas razões para as coisas aconteceram como aconteceram. Pole position ainda é o melhor lugar para começar a corrida e eu vou sempre tentar conquistar esse lugar.  

Q: O que SPA significa para você? SV: A pista é maravilhosa e é  muito divertido conduzir ali. Temos um bom carro que funciona muito bem nos cantos - e que será fundamental aqui. Para conduzir para a frente, toda a gente pode fazer - você não têm necessariamente de ser gênio! Se eu julgar nossas chances aqui, eu diria que podemos estar cautelosamente otimistas, como a faixa deve nos servir. O tempo é sempre um ponto de interrogação aqui e às vezes apenas oscila entre a chuva e a chuva pesada. Vai depende muito do que ocorrer durante a corrida. 

Q: Como foi o treinamento hoje (sexta-feira, 27/08)? SV: Foi muito divertido, apesar de ter sido um pouco complicado, pois não tinha o suficiente (molhado) pneus, devido à regulamentação. Você poderia ter tentado tantas coisas - diferentes set-ups e tudo isso - mas é impossível por causa da falta de pneus, especialmente em tais condições, porque ninguém quer matar muitos conjuntos de pneus na sexta-feira quando você tem a qualificação e a corrida pela frente. No geral eu diria que não foi um dia ruim para nós. 


Q: Como foi dirigir pela famosa curva Eau Rouge em tais condições - com tanta água na pista? SV: Esta parte da pista muda significativamente quando molhado. Normalmente, quando ela está seca vai a todo vapor, mas quando está molhado se transforma em um canto apropriado e assim você dirige completamente diferente, e então não é tão espetacular mais. Mas, sob essas condições basta tentar conseguir uma boa volta e não bater em nada. Para a corrida de amanhã e espero que possamos encontrar um pouco mais de velocidade,  então devemos estar bem.

Entrevista concedida ao site - www.f1.com