sábado, 28 de agosto de 2010

A palavra chave é o ataque!




Para muitos especialistas da F1Sebastian Vettel é o mais cotado para ser campeão do mundo em 2010, apesar de seus erros ocasionais. A pergunta é: o jovem alemão poderá colocar os erros anteriores fora de sua mente e passar à ofensiva? Vettel acredita que sim ... 

Q: Sebastian, o que você fez durante as quatro semanas de férias? Sebastian Vettel: Procurei me desligar na primeira metade do tempo, tirei alguns dias de férias puro. E na segunda parte, intensifiquei o treinamento físico. Preciso estar no ritmo para as duas últimas corridas na Europa - SPA e Monza, sem esquecer dos cinco grandes prêmios restantes, que serão muito exigentes. Iremos percorrer continenentes em um curto espaço de tempo.  

Q: Depois do Grande Prêmio da Hungria a mídia estava ocupada por algum tempo refletindo sobre os acontecimentos de lá. Quanto tempo levou para mantê-lo ocupado? SV: Na noite de domingo já era quase uma coisa do passado. Na manhã de segunda-feira eu estava indo para minhas férias e, em seguida, o tema era inexistente.  

Q: Como é grande o desejo de voltar a correr - e se concentrar no campeonato? Há cinco condutores, sete corridas e uma diferença de apenas 20 pontos ... SV: Ok, agora nós ouvimos os fatos! Mas esses fatos, dizendo que implica que tudo é ainda possível para cada um destes cinco motoristas e a única realidade é que a partir de agora, os erros são proibidos. Aquele que comete um erro é quase certamente fora da corrida. Agora é a hora de esquecer tudo o que aconteceu no passado, esquecer que deveria ter sido possível reunir mais pontos aqui e ali e lamentando as chances perdidas. Agora temos que olhar para a frente - só para a frente - e é isso que estamos planejando fazer. A palavra chave é 'ataque'!  

Q: Mas voltando à corrida da Hungria e o que aconteceu com você lá, tem havido alguma especulação, alguns até vão tão longe como perguntar se você precisa de um psicólogo ... SV: Ah, sim, eu ouvi isso também. Eu digo a você que, você tem que se acostumar com as cargas de "bons conselhos e críticas. E, claro, tal situação apresenta alguns dos meios de comunicação uma oportunidade excelente para se deixar levar pela sua própria criatividade. Mas que desce sobre mim como água escorrendo. Eu não tenho tempo para me deixar envolver-me em todas estas coisas. Tenho que me concentrar no que está à minha frente - e não olhar para trás com auto-piedade. Claro, agora você começa a ver as corridas também no contexto do campeonato e não vamos permitir que qualquer coisa te cause irritação.
 

Q: Mas será que um erro como aquele da Hungria - que admitiu que foi o seu erro - afeta sua  auto-confiança? SV: Não, não realmente. Se você olhar para trás nas corridas até agora eu não fiz grande, imperdoável erros. Na Hungria, sim, que foi um erro, mas no final eu trouxe para casa um resultado que não atrapalhou as minhas chances. Ele apenas tornou as coisas um pouco mais difíceis. Eu diria que o que aconteceu lá foi atribuída à natureza humana. Não é que eu tenho muito orgulho nisso, mas a vida continua. 

Q: Mas o que você vai fazer para evitar um lapso desse tipo - especialmente porque parece provável que o carro de segurança será uma questão de novo este fim de semana? Será que você leu o livro de regras para  na praia? SV: Foi uma pequena negligência que levou a uma questão maior. Mas como eu disse, eu trouxe pontos importantes, portanto, não foi tão ruim assim. Eu sei que as regras - tenho certeza sobre isso. Eu provavelmente só não tê-los em meu foco naquele momento. O prazo era de três a quatro segundos em que tudo aconteceu - depois de tudo que era tarde demais. Não há volta.  

Q: Você conquistou a Pole-Position muitas vezes nesta temporada mas não atendê-lo bem.  É uma espécie de "maldição da pole '? SV:Existem numerosas razões para as coisas aconteceram como aconteceram. Pole position ainda é o melhor lugar para começar a corrida e eu vou sempre tentar conquistar esse lugar.  

Q: O que SPA significa para você? SV: A pista é maravilhosa e é  muito divertido conduzir ali. Temos um bom carro que funciona muito bem nos cantos - e que será fundamental aqui. Para conduzir para a frente, toda a gente pode fazer - você não têm necessariamente de ser gênio! Se eu julgar nossas chances aqui, eu diria que podemos estar cautelosamente otimistas, como a faixa deve nos servir. O tempo é sempre um ponto de interrogação aqui e às vezes apenas oscila entre a chuva e a chuva pesada. Vai depende muito do que ocorrer durante a corrida. 

Q: Como foi o treinamento hoje (sexta-feira, 27/08)? SV: Foi muito divertido, apesar de ter sido um pouco complicado, pois não tinha o suficiente (molhado) pneus, devido à regulamentação. Você poderia ter tentado tantas coisas - diferentes set-ups e tudo isso - mas é impossível por causa da falta de pneus, especialmente em tais condições, porque ninguém quer matar muitos conjuntos de pneus na sexta-feira quando você tem a qualificação e a corrida pela frente. No geral eu diria que não foi um dia ruim para nós. 


Q: Como foi dirigir pela famosa curva Eau Rouge em tais condições - com tanta água na pista? SV: Esta parte da pista muda significativamente quando molhado. Normalmente, quando ela está seca vai a todo vapor, mas quando está molhado se transforma em um canto apropriado e assim você dirige completamente diferente, e então não é tão espetacular mais. Mas, sob essas condições basta tentar conseguir uma boa volta e não bater em nada. Para a corrida de amanhã e espero que possamos encontrar um pouco mais de velocidade,  então devemos estar bem.

Entrevista concedida ao site - www.f1.com



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