domingo, 23 de janeiro de 2011

Afinal, como surgiu a Red Bull??



Uma viagem de negócios à Tailândia. E uma descoberta casual: um líquido que continha, entre outras substâncias estimulantes, cafeína e taurina. E que fazia sucesso naquele País. De volta à Áustria, o empresário trouxe consigo uma amostra dos compostos e uma idéia na cabeça. Surgia assim a bebida energética Red Bull. E uma nova faceta para o multimilionário Dietrich Mateschitz:  a de empresário.

Mateschitz concebeu o produto com a ideia de que sua embalagem o diferenciaria de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras latas.

Devido à sua vasta experiência na área de marketing e aos estudos realizados no World Trade Institute, Mateschitz conseguiu tornar realidade o seu sonho de conquistar a Europa e os EUA. 

"O poder da publicidade é muito mais forte do que as promoções a longo prazo", disse. A Red Bull reserva cerca de 35% de seu faturamento para investimentos em marketing, o qual se caracteriza por ser muito inovador, criativo e agressivo. 

A marca do logotipo do touro vermelho surgiu com o posicionamento "Red Bull revitaliza o corpo e a mente" e o famoso slogan "Red Bull dá-te asas"!. Os jovens e o esporte foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas de marketing. 

Como nesses dois grandes universos se encontram perfis diferentes de consumidores, os assessores de marketing de Mateschitz sugeriram-lhe concentrar-se nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios. A ideia demonstrou ser uma combinação perfeita: a marca transmite um estilo de vida.

Atualmente, a Red Bull é comercializada em mais de 140 países. O faturamento da empresa gira em torno de 21 bilhões de euros, com a venda de mais de 3 bilhões de latas.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário